Jejum Intemitente: tire suas dúvidas de uma vez por todas
  •    Seg - Sex: 09:00 – 18:00
  •    Sábado: 08:00 – 12:00

Jejum Intermitente: tire suas dúvidas de uma vez por todas

Jejum Intermitente ainda é muito discutido na literatura e entre os profissionais da área da saúde.

Neste artigo não vou explicar sobre os protocolos do jejum, pois tem aqui nesse vídeo e aqui dentro do meu site.

Quero te mostrar que existem pessoas que se dão bem e outras que não.

Vou mostrar dois estudos que mostraram que pular o café da manhã não é tão interessante.

Estudos que mostram que Jejum Intermitente não é uma boa opção

Um estudo em 2019 demonstrou que a omissão de um café da manhã antes do exercício  pode prejudicar o desempenho do exercício resistido em consumidores habituais de café da manhã.

Já um outro estudo de 2015: mostrou que pular o café da manhã pode ser um meio eficaz de reduzir a ingestão diária de energia, beleza!  mas pode prejudicar o desempenho mais tarde naquele dia, mesmo após o almoço. Ou seja mesmo que o seu treino seja la no finalzinho da tarde pode ser prejudicado pela falta de comida la de manhã .

Estudo a favor do Jejum Intermitente

Em contra partida, Em 2016 Yoshinori Ohsumi ganhou o prêmio Nobel de Medicina, e o seu estudo comprovou que a restrição alimentar auxilia na renovação celular, ou seja, ajuda na limpeza interna do organismo. Porém sua interpretação pode ir um pouco além de apenas afirmar que apenas o jejum promove esses benefícios. Visto que uma restrição alimentar poder ser seguida mesmo com o café da manhã.

Uma revisão mais recente de setembro de 2019, que foi publicada na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, analisou vários artigos publicados de 2007 a 2017 verificou que o Jejum Intermitente é eficiente para redução de peso e inclui benefícios como melhora do metabolismo da glicose, saúde cardiovascular e até mesmo a manutenção da massa magra porém existem várias questões que ainda precisam ser investigadas como^o tempo do jejum, qual o protocolo mais eficaz, seus mecanismos e quais são seus efeitos a longo prazo.

E olha as considerações dessa revisão, que é o que eu tenho também como opinião profissional:

Minha opinião profissional

O Jejum Intermitente não é uma estratégia que se aplica a todos os indivíduos, pois deve existir um tempo de adaptação individual e necessidade de mudança de estilo de vida do paciente, uma vez que a aadesão a dieta é o fator importante para o sucesso dos resultados e para manter a perda de peso a longo prazo

PRONTO!

É isso entende?

Adianta se matar fazendo jejum e não mudar o estilo de vida e depois sair comendo feito um BOI?

Não adianta!!!

Vamos analisar uma pessoa ansiosa que ama comer pela manhã mas ela quer fazer o jejum pois acha que vai emagrecer. Será que esse tipo de estratégia será bom pra ela?

Se você esta buscando o jejum para emagrecer sendo que você come pela manhã habitualmente, pra que seguir essa estratégia sendo que podemos fazer uma restrição alimentar mesmo contando com o café da manha?

Ah nutri mas eu faço jejum e me sinto ótima.

Ok

Você já tinha esse habito de não comer pela manha e ta tudo bem, mas sera que a falta de comida pela manha pode estar fazendo vc ter compulsão a noite?

Entende?

Tudo isso deve ser analisado

Lembra, a melhor dieta pra você é aquela na qual você consegue fazer!

O jejum pode ser ótimo pra muitas pessoas, mas pra outras não

Simples assim!

Existem milhões de forma de adaptar uma dieta especifica pra vc de acordo com seu estilo de vida, hábitos, treinos…

Se consulte com um nutri pelo amor da vida!

E não tem essa, pelo menos comigo de eu ser a favor ou contra algum tipo de dieta. Eu sou a favor daquilo que da certo com vc, com cada um e que você consiga manter!

Beijos pra vocês 😉

Denise Ramos

[sg_popup id="2500" event="click"][/sg_popup]