A dopamina é um neurotransmissor que atua de diferentes formas no sistema nervoso, estando relacionada, por exemplo, com o humor e o prazer.
Um neurotransmissor funciona como um mensageiro químico, que leva a informação de um neurônio para uma célula receptora.
Dopamina está relacionada as nossas emoções:
A dopamina está relacionada com o chamado sistema de recompensa, influenciando diretamente as nossas emoções. Esse sistema garante a motivação para realizar certas atividades.
Quando os neurônios desse sistema são ativados, eles liberam a dopamina em regiões específicas do cérebro, causando o aumento da sensação de prazer.
Vício
Ela pode ajudar no seu comportamento de forma positiva ou negativa.
O desequilíbrio é que gera um problema.
Quando o neurotrasmissor não for reabsorvido pelo cérebro ou quando for liberado de forma exagerada é caracterizado o vício, que poder ser por substâncias químicas ou comportamentais que ativa o sistema de recompensa.
Tudo que nos dá prazer, leva a uma liberação de dopamina e uma sensação de quero mais, desde estar em um lugar agradável, ouvir uma boa música, ler um livro, assim como redes sociais, televisão, videogame, álcool, drogas, comida….
A sensação de quero mais faz com que você queira repetir com o objetivo de produzir mais dopamina, e fica nesse ciclo interminável.
Estudo em Ratos
Um estudo realizado em ratos ofereceu uma dose baixa de apormofina (que estimula produção de dopamina) e essa pequena dose fez com que ativasse os animais que estavam anteriormente dormindo.
Foi aumentado a dose e os animais que antes estavam circulando, pararam e começaram a farejar um determinado lugar, aumentou mais uma vez eles começaram a lamber uma parte da gaiola e até mesmo roer. Ou seja, conforme foi aumentado as doses de dopamina nos animais, foi aumentando a sua motivação e a seleção de comportamentos que dava maior prazer.
Dopamina e a Procrastinação
A Dopamina tem relação com o ganho, então se deixar para depois faz com que você sinta a sensação de “estar ganhando” um tempo a mais, você sempre deixará para depois, pois vai querer sentir esse prazer novamente. Na hora que você fala pra você mesmo que você não vai fazer hoje, isso gera uma sensação de alívio.
O cérebro não quer gastar energia então as tarefas que tem altas recompensas e pouco esforço sempre vão ganhar.
Dopamina e Alimentação
O sistema dopaminergico está relacionado a vícios, isso já sabemos. Então é muito fácil relacionar com comida. É um vício altamente “aceitável” socialmente e até abro um parênteses que (as pessoas estranham muito mais quem leva marmita e come saudável do que alguém que come fast food).
O doce, o açúcar, o carboidrato refinado, a gordura, libera altas doses de dopamina. Quanto mais dopamina tiver menor será seu poder de consciência, então toda vez que você tem um impulso muito forte é quase impossível ter o controle dessa emoção.
O chocolate promove aumento de 50% de liberação de dopamina, muito açúcar e muita gordura, tem rápida absorção.
Jejum de dopamina
A nossa motivação para exercer qualquer atividade precisa da liberação de dopamina, e ela não gera prazer ela faz você buscar algo específico. Como se fosse um chuveiro pingando e em alguns momentos esse chuveiro liga, dependendo do estímulo e da tarefa.
O jejum não é para reduzir o neurotrasmissor, mas é importante que tenha um equilíbrio, controlar os estímulos que podem promover a liberação de dopamina.
Seria uma forma de limpar os maus hábitos e os vícios. Retirar o estímulo permite que o sistema dopaminérgico se reestruture.
O meio externo ajuda como um gatilho, um ambiente específico faz você lembrar da recompensa que você vai ter.
Evite esses lugares, mude o caminho.
Vai ter desconforto, será um processo dolorido, mas é importante para que você consiga ter capacidade de gerar motivação e equilíbrio na sua vida com as atividades certas e que te ajudem a chegar no seu objetivo.
De acordo com a Psiquiatra Anna Lembke mostra que a partir da segunda semana é possível dar um “reset” e consegue trazer equilíbrio ao sistema dopaminérgico, variando de caso para caso. Gostei muito desse vídeo no youtube para quem quiser assistir mais!
No próximo artigo vou falar sobre como a alimentação pode ajudar nesse processo! Nesse artigo já te falo o que você evitar, leia!
Aguarde,
Beijos da nutri
Denise Ramos