Intolerância a lactose

Intolerância a lactose é um assunto que tem o que falar e para começar vamos entender primeiramente o que é a lactose

A lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados como: queijos, manteiga, margarina, sorvete, iogurtes…

Esse açúcar quando ingerido sofre uma digestão por meio de uma enzima chamada lactase.

A lactase,  é responsável por quebrar a lactose em glicose para ser absorvida pelo intestino delgado.

A intolerância a lactose ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente essa enzima e como consequência, essa substância chega ao intestino grosso inalterada. Aí, lá no intestino ela se acumula e é fermentada por bactérias que fabricam ácido lático e gases, promovem maior retenção de água e daí começam os sintomas como diarreia, cólicas, flatulências, dores de barrigas e inchaço.

Esses sintomas podem ser diferentes de indivíduo para indivíduo, dependendo da dose de lactose ingerida, o grau de deficiência de lactase e a forma de alimento consumido. Vejo muito no consultório pessoas que ingerem um copo de leite e passam mal, porém a pizza que possui o queijo não tem nenhuma reação.

Existem 3 graus de intolerância a lactose:

  • Leve: a pessoa consome o alimento e sente apenas uma má digestão.
  • Moderada: consome o alimento e além da má digestão sente distenção do abdômem, cólicas e flatulência
  • Severo: onde a pessoa assim que consome algum alimento com lactose tem uma rápida resposta do organismo tendo além dos outros sintomas associados também a diarreia.

Existem outros sintomas importante que devem ser averiguados como enxaqueca e queda de cabelo.

E o que leva a pessoa a ter essa intolerância?

Existe as pessoas que já tem essa intolerância desde bebe e as que vão ter mais velhos causado por uma perda progressiva da capacidade de produção da enzima lactase.

Então é verdade  que todos que pararem um tempo de consumir leite ou derivados de leite irão apresentar uma certa intolerância quando for consumir o alimento novamente? E a resposta é sim, porém depois de um tempo a produção volta normalmente e a pessoa não tem mais nenhum sintoma.

Como é feito o exame para detectar a intolerância a lactose?

teste de absorção da lactose, a pessoa bebe uma solução de lactose concentrada e depois recolhe várias amostras de sangue ao longo do tempo para avaliara variação dos níveis de glicose no sangue. Caso exista intolerância, esses valores devem se manter semelhantes em todas as amostras ou aumentar muito lentamente.

O rTeste de intolerância a lactose uim desse teste é que quem tem a intolerância vai apresnetar os sintomas durantes o teste.

Então assim, na minha opinião não acho muito viável fazer. Se vocÊ concome algo com lactose e tem sintomas e ao parar o seu quadro melhora, então pronto. Você é intolerante.

Fazer uma deita e eliminar os alimentos que contenham lactose será o primeiro passo que você deve fazer.

Neste post falo um pouco de como ter disciplina na dieta.

E aqui um vídeo de como não furar sua dietinha.

E os alimentos ZERO lactose? Fica para o próximo post

Beijos pra vocês

Denise Ramos 😉 

 

 

 

denise-ramos-atendimento-nutricionista-aguas-claras

WhatsApp

Olá 👋, para iniciarmos o atendimento nos informe seu nome e telefone 😀

Ao clicar no botão iniciar conversa, você será direcionado para o nosso Whatsapp e um de nossos atendentes lhe atenderá  em seguida.