Intestino nosso segundo cérebo, descubra a importância para nossa saúde
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Intestino nosso segundo cérebro

Você sabia que o Intestino tem tanta importância assim na nossa saúde?

Primeiramente, vamos começar falando sobre seu tamanho. Se abríssemos e esticássemos tanto o intestino delgado como o grosso ele ocuparia uma área de 250 metros quadrados que é equivalente a uma quadra de tênis. Tudo isso enroladinho no nosso ventre.

Vocês sabia que existe uma incrível conexão entre o intestino e o cérebro?

Pois é, o intestino tem neurônios, ele tem mais neurônios que a espinha dorsal e age independentemente do sistema nervoso central, sendo diferente de qualquer outro tipo de órgão do nosso corpo.

Uma outra coisa interessante é que 90% da serotonina é produzida no intestino. A serotina atua regulando não apenas o humor, mas também o sono, apetite, sensibilidade a dor e funções intelectuais.

E é por isso que a depressão e a ansiedade estão relacionadas ao intestino.

Distúrbios neurológicos tem relação a saúde intestinal. Indivíduos que evacuam todos os dias e têm um fluxo intestinal normal são pessoas menos enfezadas.”

O intestino aloja trilhões de bactérias e essa microbiota tem papel decisivo na manutenção da saúde, auxilia a digerir alimentos e a proteger de infecções.

Muitas doenças autoimunes acontecem devido à permeabilidade intestinal alterada.

Quanto maior a permeabilidade intestinal a compostos não digeridos, maior a probabilidade do desenvolvimento de anticorpos que desenvolverão uma resposta que pode combater o próprio corpo.

 O que prejudica nossa microbiota?

Ativos e conservantes, aqueles aditivos que aumentam tempo dos alimentos de prateleiras como alimentos industrializados e ultraprocessados.

Um estudo mostrou que pessoas que consomem muito esses alimentos tem deficiência de vitamina b12, B6, zinco e selênio e que essa falta tem relação a demência.

Agrotoxicos também influenciam demais nossa microbiota

Uso indiscriminado de medicamentos para azia

Como melhorar a saúde intestinal?

Antes de mais nada, aumente as fibras na alimentação, pelo menos 2 ou 3x na semana.

Tenha ingestão de algo cru como frutas e vegetais, couve flor e brócolis são maras

Sementes e castanhas

Beba muita água.

Se o seu corpo não tiver água, ele puxa do coco para se hidratar (pois é fiquei de cara também)  por isso que resseca e fica constipado

Não adianta fazer isso por pouco tempo e sim por uma vida

Tudo que você come tem um peso.

Beijos da nutri 😉

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