Flacidez, descubra agora como melhorar a aparência da sua pele.
  •    Seg - Sex: 09:00 – 18:00
  •    Sábado: 08:00 – 12:00

Como acabar com a flacidez

A flacidez é uma “sequela” causada por vários episódios ocorridos ao longo dos anos como a inatividade física, o emagrecimento demasiado, o envelhecimento, dentre outros. Nesses casos os músculos tornam-se flácidos dado essas circunstâncias. A musculatura perde a tonicidade e sem contornos definidos as fibras musculares tornam-se atrofiadas e flácidas.

Flacidez Cutânea e Muscular

A flacidez muscular refere-se à diminuição do tônus muscular, estando o músculo pouco consistente. Ela pode apresenta-se de duas formas distintas: a flacidez muscular e a de pele. É muito comum que os dois tipos apareçam associados, dando um aspecto ainda pior às partes do corpo afetadas pelo problema. Os músculos ficam flácidos principalmente por causa da falta de exercícios físicos. Se eles não são solicitados, as fibras musculares ficam hipoatrofiadas e flácidas.

Causas

O hormônio feminino faz com que as mulheres acumulem

mais gordura no corpo. Por razão da variação hormonal, há diminuição do colágeno e da elastina, fibras que dão sustentação à pele e diminuição nos líquidos da pele.

Além da vida sedentária ou dos distúrbios na pele, há ainda um outro fator que determina a existência ou não de flacidez no corpo: a predisposição genética. Devido à maior propensão genética, alguns indivíduos têm a estrutura da pele alterada, com diminuição ou alteração das fibras de colágeno e elastina.

A flacidez propriamente dita é provocada pela perda de elementos do tecido conjuntivo, como fibroplastos, elastina e colágeno. Esta perda faz com que a rede de elementos se torne menos densa, tirando a firmeza entre as células. O problema da flacidez muscular e dos tecidos gera pontos antisimétricos. Os tecidos se afrouxam, caem e sofrem envelhecimento precoce.

Como melhorar?

  1. Fazer atividade física de resistência, não apenas exercícios aeróbicos mas também treinos com carga que ajude no ganho de massa muscular, pois enrijece os músculos e tonifica a pele;
  2. Ter uma alimentação saudável equilibrada principalmente com maior quantidade de proteínas a longo do dia e bem distribuída nas refeições com o intuito de aumentar a massa magra;
  3. Beber bastante água ajuda a manter a elasticidade da pele;
  4. Evitar o efeito sanfona de engorda, emagrece pois durante todo o processo de engordar ou emagrecer rapidamente, a pele perde elasticidade assim como um balão de ar, pois as fibras de colágeno e elastina responsáveis por manter nossa pele mais lisa acabam se rompendo.
  5. Parar de Fumar:  a nicotina também causa a vasoconstrição – processo que gera a diminuição do fluxo sanguíneo na pele, prejudicando toda a sua parte nutricional, essa isquemia forma uma lesão nas fibras elásticas e diminui a síntese do colágeno.

A melhor forma de evitar a flacidez é praticando atividade física regulamente e se alimentar bem, comendo mais proteínas, não exagerando no consumo de carboidratos principalmente os simples como doces e farinha branca (pão, massas).

Outra forma é não emagrecer muito rápido, fazendo dietas extremamente restritas, pois perde-se muito mais massa magra do que gordura.

Procure sempre um nutricionista. Recebo sempre em meu consultório pessoas com queixa de flacidez e juntos montamos uma estratégia para atingir os resultados esperados, com disciplina e paciência.

Existem alguns artigos que mencionam tratamentos estéticos como corrente russa e outros mostrando bastante resultado.

O colágeno NÃO funciona para flacidez, eu sinto muito, eu também gostaria de acreditar!

Qualquer dúvida deixem nos comentários.

Beijos da nutri.

Denise Ramos 😉