Alimentos Industrializados - Nutricionista Esportiva Águas Claras - Denise Ramos Nutricionista
  •    Seg - Sex: 09:00 – 18:00
  •    Sábado: 08:00 – 12:00

Alimentos Industrializados

Descubra se você está consumindo mais alimentos industrializados no se dia a dia.

Muitos alimentos que são tirados da natureza, até chegar na sua mesa, pode passar por um processo.

Esse processo consiste em ser minimamente processados ou ultraprocessados – bora saber quais são esses alimentos?!

Os alimentos in natura, são os alimentos na sua forma natural, retirados de animais ou plantas como: verduras, frutas, legumes, carne de boi, peixe, frango, ovos, leite, sem sofrer nenhum processo.

Alguns alimentos retirados da natureza podem passar por processos mínimos como descascar, cortar, lavar, moer, adição de nutrientes para melhorar seu valor nutricional. Esses alimentos são chamados de minimamente processados: leite pasteurizado, grãos secos, raízes e hortaliças lavados e embalados por exemplo.

Os alimentos processados são fabricados pela indústria e adicionados substâncias a fim de aumentar a durabilidade do alimento e também melhorar o sabor, assim como os alimentos ultraprocessados que são os alimentos que NÃO são encontrados na natureza, possuem grande quantidade de aditivos químicos e com altos teores de gordura, sódio e açúcar.

O novo Modelo de Perfil de Nutrientes da OPAS define os alimentos processados como produtos alimentícios que são produzidos industrialmente usando sal, açúcar ou outros ingredientes para preservá-los ou torná-los mais palatáveis, ou seja os alimentos processados são alimentos industrializados!

Então está fácil, é da natureza é super bem vindo. Foi modificado pelo homem? Maneira o consumo!

Uma outra forma de analisar é: se o alimento possui muitos ingredientes, e quais deles você conhece. Por exemplo: os ingredientes de um simples iogurte que você acha que é saudável.

Leite Integral e/ou Leite Integral Reconstituído, Açúcar Líquido, Preparado de Fruta (Água, Frutose, Polpa de Morango, Amido Modificado, Espessante Goma Xantana, Aromatizantes, Acidulante Ácido Cítrico, Conservador Sorbato de Potássio e Corante Artificial Azorrubina), Leite em Pó Desnatado, Amido) 

Oi? Não é apenas leite fermentado? NÃO! Então fique de olho.

Neste post escrevo sobre comer comida de verdade, vale a pena a leitura. E aqui tem um post meu falando do básico que funciona.

Beijos da nutri 🙂

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário

dezesseis − sete =