Como fortalecer nosso Sistema Imunológico e enfrentar o Corona Vírus
  •    Seg - Sex: 09:00 – 18:00
  •    Sábado: 08:00 – 12:00

Corona Vírus x Sistema Imunológico

O que mais estamos vendo nas redes sociais e nos nosso canais de comunicação é sobre o vírus Covid-19 (Corona Vírus) e a relação de como ter um sistema imunológico forte pode ajudar a ter menos efeitos caso tenha sido infectado.

Fortalecer o sistema imunológico não é uma cura para o vírus e sim uma prevenção para todas as doenças que estamos suscetíveis.

Afinal, o que de verdade devemos fazer?

O importante é a prevenção e começar melhorando a alimentação o mais rápido possível.

  • Alimentação em geral

Evitar alimentos industrializados e ricos em açúcares. Comer comida de verdade e evitar comer na rua, a não ser que seja um local que conheça e esteja seguindo restritamente as normas de higiene e limpeza. Nesse link escrevo sobre produtos industrializados. E neste link sobre tudo sobre o quanto comemos reflete no nosso estilo de vida.

  • Intestino

As bactérias do intestino são extremamente benéficas para a saúde humana, facilitando o metabolismo dos nutrientes e a resistência à colonização patogênica, promovendo a integridade das células epiteliais, além do claro desenvolvimento do sistema imunológico. Esta relação entre microbiota e sistema imune vai além do intestino, influenciando positivamente as respostas imunes a patógenos em órgãos extra-intestinais como pulmão e trato urinário. Ou seja, mais do que nunca é importante manter nosso intestino funcionando.

Como:

Acrescentando fibras na alimentação.

As fibras solúveis por exemplo tem a capacidade de se misturar na água, formando uma espécie de gel. Esses géis aumentam a viscosidade dos alimentos no estômago, o que proporciona uma 

sensação de saciedade maior. Outro benefício que as fibras solúveis trazem é ajudar na regulação do trânsito intestinal. Entre as fibras solúveis estão (aveia, linhaça, chia, frutas, legumes, leguminosas) 

E as fibras insolúveis que as principais são celulose, hemicelulose e lignina como : grãos (feijão, soja, lentilha), cereais integrais (arroz, centeio, trigo e farelos), vegetais e talos de vegetais (brócolis, couve-flor), verduras folhosas, cascas e bagaços de frutas.

  • Vitamina C

Aumentar a quantidade diária de vitamina C  através dos alimentos, segue abaixo as frutas top 5: 

  1.  Goiaba de 100 gramas contém  230mg
  2.  Acerola contém 100mg
  3.  Kiwi contém em média 80mg
  4.  Laranja contém 50mg 
  5.  Limão contém aproximadamente 30mg 

Nesse momento, a literatura mostra que é interessante consumir de 500mg a 1 grama fracionado durante o dia. 

  • Chás 

Os chás são bebidas populares e fontes significativas de compostos fenólicos, sendo considerados importantes integrantes das dietas devido às suas propriedades antioxidantes. Fortalece o sistema imunológico, o que diminui a propensão do organismo a inflamações, aléms de prevenir o câncer, regulam a pressão arterial  e ricos em vitamina C, que diminui a propensão a infecções. 

 

Além de tudo isso é claro, ter boa ingestão de água, praticar atividade física, ter um sono reparador e controle do stress! 

Desejo a todos muita saúde e que possamos passar por esse momento difícil que estamos vivenciando no mundo todo. 

Beijos da Nutri,

Denise Ramos