Como acabar com a celulite!
Celulite ou Adipose edematosa ou Lipodistrofia ginóide é caracterizada por irregularidades naturais da pele causadas pelo modo que a gordura e o tecido fibroso se organizam.
Vou explicar pra vocês de uma forma mais informal.
A celulite nada mais é que uma deformação na pele causada pelo excesso de gordurinha e a falta de massa muscular. O tecido para “corrigir” essa falha se estica ocasionando os famosos furinhos que tanto nos incomoda!
Alimentação x Celulite
A alimentação influencia diretamente o aparecimento da celulite?
Sim, com toda a certeza. Existe uma questão de genética também, mas lembre-se que genética nenhuma define seu estado atual, então se você já tem probabilidade de ter (veja o bumbum da sua mãe pra tirar a prova) aí que você tem que cuidar mais ainda da sua alimentação.
Consumir alimentos altamente calórico sem nutrientes como: açúcares, refrigerantes, doces e frituras ajudam no processo de acúmulo de gordura e consequentemente no aparecimento da celulite.
Consultar um nutricionista esportivo irá te ajudar a montar um cardápio individualizado levando em consideração suas queixas estéticas.
Nesse link falo a importância de um nutricionista esportivo.
Água x Celulite
Consumir água é importantíssimo e não apenas para amenizar a celulite mas como um hábito que devemos ter para a vida, pois é uma questão de saúde e não apenas estético.
O tecido que se esticou, perde a elasticidade e com isso dificulta a quantidade de vitaminas e minerais naquela região. Por isso que a pele que tem a celulite fica uma pele “feia” e com edema (inchaço) pois dificulta a liberação de toxinas.
Consumir muita água, ajuda o acesso de vitaminas e minerais naquela região, além de melhorar a hidratação da pele.
Se você tem dúvida de quanto de água está bebendo, existe um cálculo rápido que pode te ajudar: seria em torno 35 ml/kg ou seja uma pessoa que pesa 60kg deve consumir aproximadamente 2 litros de água por dia.
Atividade Física x Celulite
A pele com celulite apresenta flacidez, por conta da falta de massa muscular.
Fazer atividade física além de melhorar a circulação, melhora o inchaço naquela região e ajuda no ganho de músculo. A troca de gordura por massa muscular ajuda visivelmente a melhora da flacidez e consequentemente a celulite.
E como acabar de vez com ela?
Bom, é um conjunto de tudo que citei acima.
Melhorar a alimentação é o primeiro passo.
Evite o açúcar e doces, com certeza eles são os alimentos mais prejudiciais no acúmulo de gordura, pois são calorias vazias. Eu sei que é maravilhoso comer um docinho, mas faça o teste, elimine do seu cardápio por 3-4 semanas e sinta na pele (literalmente) a diferença.
Depois disso não é necessário ficar sem, mas consumir com equilíbrio e não por compulsão.
Além da alimentação observe a quantidade de fibras que você consome ao longo do dia. Você tem colocado no seu prato bastante verduras e vegetais?
A água também é fundamental. Veja se está tomando a quantidade certa fazendo o cálculo acima.
E não podemos esquecer da atividade física. Ela é importante não apenas para melhora do condicionamento físico, mas ela te ajudará no ganho de massa muscular, que é importantíssimo no processo de emagrecimento e combate a flacidez.
Espero que tenha ajudado,
Grande beijos da nutri,
Denise Ramos 😉